quarta-feira, 24 de março de 2010

Terras de Aragon - Zaragoza

Fizemos a viagem de trem de alta velocidade, e até o momento foi o melhor translado.
O Trem muito bom, fez um percurso de 300 km em 1h20min, em algun momentos mantendo uma velocidade de 300km por hora.
Sigamos as orientações de como chegar no hotel, pegamos o onibus indicado pelo posto de turismo da estação de trem, e o

motorista nos ajudou a encontrar a rua, logo que descemos um senhor, que tambem estava no onibus nos ajudou tambem, só que

a rua tinha dois nomes e nos vimos um pouco confusos para achar o endereço, mas nada de mais, só o peso das malas que

atrapalhou um pouco.
O B&B (Bed and Breakfast) é bem legal e bem localizado, pequeno com 3 quartos mas hoje estamos sozinhos aqui.
Fomos conhecer um restaurante indicado pelo dono do B&B, esquema bom e com preco barato, chamado "Las Palomas" no periodo

de almoco funciona como um "buffet" esquema coma a vontate e durante a noite somente tapas (tipo de porcoes tipicas da

regiao), e seguindo nosso lema da viagem "Try the local food" e fomos apreciar a culinaria do local com "migalitas

zaragozas" e "costelha de cervos com batatas", a primeira é tipo de uma farofa de paes regadas com baicon, liguica e ovos

fritos com um tempeiro muito bom, a segunda opcao so "tryiamos" as batatas :).

Aproveitando o dia mais quente da nossa viagem(20 graus) demos uma volta pela cidade, que é cortada pelo Rio Ebro, e que foi cede do Expo 08, uma conveção Internacional sobre Desenvolvimento sustentável da Agua e que há um

centro historico com varias Igrejas dentre elas Cartedral de San Salvador e a Basilica de Nuestra Senora del Pilar e tambem

outros museus e eventos

Fomos no Palacio Aljaferia, um Palacio Mussulmano , onde há varias marcas da epoca da conquista Catolica da cidade.
Na volta, passamos em um mercado (pra variar) e voltamos na avenida que margeia o Rio.
Ouvimos um som de tambores e instrumentos de metais tocando, e fomos ver o que era, e nos deparamos com uma banda de uma

escola Americana de Minessota , que tocou varios temas de filmes e até uma musica do ColdPlay (fazer o que né) .
Depois de 1 hora de apresentacao, voltamos para o B&B.
Uma curiosidade da cidade: Quando chegamos , por volta das 14h todo o comercio estava fechado , pensamos até que fosse

feriado na cidade, e ficamos andando até umas 16h para entrar no Palacio, e o comercio continuava fechado, porém apos as

17h00 o comercio reabriu e todas as lojas voltaram a funcionar :)
O horario de funcionamento do comercio é da 10h as 13h e das 17h as 20h... nada mal hein....
A cidade tambem conta com alguns museus romanos, dentre eles o Teatro Ceasaraugusta, Foro Romano, Museu Pluvial, Termas publicas, que pode ser uma opcao para quem puder ficar mais dias na cidade, para nos apenas passamos por esses museus.
Outra curiosidade da cidade são os cholocates que tem em todo lugar, e existem alguns bombons com frutas cristalizadas que aqui é chamado de Frutas de Aragon, muito bom por sinal!!!
Há um apelo religioso bem grande tambem, principalmente para Nossa Senhora do Pilar, onde se pode comprar desde medalhinhas ate chocolates com homenagens a Santa.